Um morto em ataque terrorista no centro-norte do Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Um gendarme burkinabe morreu, segunda-feira, num ataque terrorista ocorrido no centro-norte do Burkina Faso, anunciou o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Burkinabes, o coronel Celestin Simporé.
Em retalhação ao ataque, as Forças Armadas Burkinabes abateram 20 terroristas no local, acrescentou o general Simporé, num comunicado publicado segunda-feira à noite.
Informou que um esquadrão de Segurança Rodoviária e uma intervenção da Gendarmaria Nacional, uma Unidade de Engenharia Militar e um grupo de Voluntários para a Defesa da Pátria (VDP) retorquiram corajosamente esta agressão contra as suas posições no eixo Kaya-Idori, nos arredores da ponte de Naré, no centro-norte do país.
Indicou que as unidades, que avaliaram muito rapidamente a ofensiva dos assaltantes, infligiram-lhes pesadas baixas, obrigando-os a fugirem.
"O balanço registado é de cerca de uma dezena de terroristas abatidos. Também foram recuperados meios bélicos de que se serviam, nomeadamente armas, munições e muitos meios rolantes”, lê-se no comunicado.
Das fileiras das Forças Armadas Burkinabes, um gendarme perdeu infelizmente a vida durante combates e dois outros ficaram feridos, tendo já sido evacuados para um hospital a fim de beneficiaram de uma assistência médica, deu a conhecer.
Operações de segurança estão em curso na zona do ataque, garantiu o general Simporé que homenageou a memória do gendarme tombado no campo de combate.
Felicitou as unidades pelo seu compromisso, encorajando-lhes a manterem a dinãmica de vitória em curso.
-0- PANA TNDD/JSG/FK/DD 23maio2023