Bamako, Mali (PANA) - Uma pessoa foi morta e cinco outras ficaram feridas, todas civis, num ataque perpetrado por homens armados não identificados ocorrido domingo último, de manhã, na aldeia de Soumouni, a cerca de 40 quilômetros da comuna de Macina, na região de Segou, no centro do Mali, soube a PANA de fonte segura.
Os feridos foram evacuados para o Hospital de Segou, a cerca de 160 quilómetros do local do ataque, de acordo com a mesma fonte que não especifica a identidade das vítimas.
Ataques similares na zona de Macina são frequentemente atribuídos ao movimento djihadista, La Katiba de Macina, liderado pelo pregador Fula, Amadou Koufa, cuja morte foi anunciada num ataque conjunto das Forças Armadas Malianas e das forças francesas de Barkane, em finais de 2018, tendo no entanto aparecido posteriormente num vídeo, desmentindo a sua morte.
La Katiba de Macina filiou-se no Grupo de Apoio ao Islão e aos Muçulmanos (GSIM), liderado pelo jiadista tuaregue maliano, Yad Ag Rhaly, procurado, há vários anos, pelos Estados Unidos, pela França e pelo Mali.
-0- PANA GT/DIM/DD 27maio2019