Agência Panafricana de Notícias

Um morto em ataque armado contra residência de novo primeiro-ministro líbio

Tripoli, Líbia (PANA) – Uma pessoa morreu no ataque armado de segunda-feira à noite contra a residência do novo primeiro-ministro líbio, Ahmed Maitigue, em Tripoli, anunciou esta terça-feira uma fonte de segurança.

A vítima faz parte dos assaltantes que atacaram com diferentes tipos de armas o domicílio do novo primeiro-ministro, enquanto ele e os membros da sua família estiveram no interior, segundo esta fonte citada pela cadeia de televisão al-Nabaa.

A televisão « Libya al-Ahrar “ indicou, por seu turno, que o ataque foi perpetrado com lança-foguetes RPG-7 e que não havia precisões sobre a amplitude dos danos na casa do primeiro-ministro cuja guarda ripostou.

Os membros do Governo de Ahmed Maitigue prestaram juramento segunda-feira à noite diante do Congresso Nacional Geral (CNG), a mais alta autoridade política e legislativa na Líbia.

O CNG votou domingo à noite uma moção de confiança na equipa do novo primeiro-ministro por 83 votos dos 93 deputados presentes apesar de oito postos ministeriais dos quais a Defesa, os Negócios Estrangeiros, a Saúde e o Planeamento ainda não ser providos.

Eleito a 4 de maio último em circunstâncias confusas que deram diversas interpretações por parte dos membros do CNG, Ahmed Maitigue, foi confirmado no seu posto por um decreto do presidente do CNG.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 27maio2014