Agência Panafricana de Notícias

Um morto e vários feridos em explosão perto de igreja católica na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) - Um homem-suicida morreu domingo em Bauchi, no norte da Nigéria, ao fazer explodir o seu veículo carregado de explosivos na portaria da igreja católica de Saint-Jean, indica a Agência Nacional de Gestão de Catástrofes (NEMA, sigla em inglês).

A NEMA declara num comunicado que vários fiéis feridos foram evacuados para um hospital para cuidados médicos após a explosão que visou a missa organizada muito cedo de manhã.

Testemunhas declararam, contudo, à PANA que o balanço dos mortos pode aumentar e que o número de feridos pode atingir 47, enquanto o porta-voz da Polícia, Hassan Auyo, declara que o balanço estava por estabelecer.

Nenhum grupo terrorista reivindicou este ataque similar a precedentes ações, nomeadamente várias lançadas desde 2009 contra igrejas no norte da Nigéria pela seita islamita Boko Haram, cujo chefe identificado como Mohammed Yusuf havia sido abatido pela Polícia.

A explosão deste domingo ocorre alguns dias após o anúncio, pelas Forças Armadas Operacionais (JTF, sigla em ingês) a braços com a seita, da morte de quatro dos seus principais comandantes, dois em Kano e dois em Maiduguri, no norte do país.

Boko Haram, que significa "a educação ocidental é um sacrilégio" (na língua local haoussa), empreendeu recentemente atacar as infraestruturas de telecomunicações no norte maioritariamente muçulmano, tendo destruido cerca muitas infraestruturas pertencentes a diferentes empresas de telecomunicaçõesm indica-se.

-0- PANA SEG/ASA/SSB/MAR/DD 23set2012