Bamako, Mali (PANA) - Uma pessoa foi morta e quatro outras, incluindo uma mulher grávida, foram tomadas como reféns por indivíduos armados domingo, na localidade de Tacharane, na região de Gao, no norte do Mali, soube a PANA de fontes concordantes.
Os assaltantes, que intercetaram o veículo das suas vítimas, soltaram o motorista e o chefe da equipa, tendo-os encarregado de recolher um resgate de 200 milhões de FCFA (um dólar equivale a cerca de 590 francos CFA) contra a libertação dos reféns, segundo as mesmas fontes.
As vítimas faziam parte duma equipa de sete trabalhadores duma empresa de obras públicas, Grupo Kolly (EGK), que rumava para Syndiewara, perto de Ansongo, igualmente na região de Gao, onde decorrem obras de reabilitação das margens da localidade, ao longo do rio Níger.
As mesmas fontes precisam que os agressores mataram um técnico, Bourama Coulibaly, que fazia parte da equipa, e roubaram-lhe seus bens.
Também roubaram 70 milhões de FCFA, pertencentes ao presidente diretor-geral da empresa, Boubacar Sidiki Samaké.
Depois deste rapto, o governador da região de Gao, o brigadeiro Sidiki Samaké, montou uma célula regional de crise encarregue de tudo fazer para a soltura dos reféns.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 1julho2020