Agência Panafricana de Notícias

Um morto e oito feridos em confrontos na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Uma pessoa foi morta em Benghazi e oito feridas em Trípoli após a retomada dos confrontos armados quarta-feira à noite nestas duas cidades líbias palco de combates há vários meses.

Os combates entre as unidades das forças especiais líbias, apoiadas pelas tropas do general reformado Khalifa Haftar e as milícias islamitas, agrupados no seio da coligação do Conselho da Choura dos Revolucionários de Benghazi retomaram, fazendo uma vítima, uma mulher morta depois da queda dum roquete na sua casa, indicaram testemunhas.

Violentos confrontos decorrem atualmente na cidade entre os dois campos para o controlo das bases militares e do aeroporto, acrescentaram as testemunhas.

Em Tripoli, a capital, oito pessoas ficaram feridas em Janzour, no subúrbio oeste, depois da queda de roquetes nas suas casas, indicaram autoridades locais.

Várias explosões foram ouvidas em diversos locais da capital líbia, nomeadamente na zona do aeroporto, disputado há mais de um mês por ex-rebeles da cidade de Zenten, que o controlam desde 2011 depois da queda do regime de Muamar Kadafi, e grupos armados da cidade de Misrata, aliados a milícias islamitas.

Estes combates causaram até agora mais de 20 mil deslocados em Tripoli onde os habitantes fazem face a penúrias de água, eletricidade, combustível, bens alimentícios e medicamentos.

As decisões do novo Parlamento, os apelos repetidos da comunidade internacional, nomeadamente das Nações Unidas, e as diferentes iniciaivas não persuadiram os beligerantes a pôr termo a esta guerra para o controlo do aeroporto.

-0- PANA BY/JSG/MAR/TON 21agosto2014