Túnis, Tunísia (PANA) - Uma pessoa morreu e dezenas de outras ficaram feridas domingo em confrontos tribais em Medenine, no sul da Tunísia, devidos a uma disputa fundiária, anunciou o governador, Taieb Temtem.
Os habitantes das localidades de Medenine e Kebili, perto das fronteiras líbia e argelina, disputavam uma área chamada "Aïn Sekhouna", localizada entre as duas regiões onde fica uma fonte de água quente em pleno deserto.
Segundo a agência de Notícias da Tunísia (TAP), as forças de segurança apoiadas por unidades militares intervieram para se interporem entre os beligerantes armados de mocas paus e espingardas, utilizando gás lacrimogéneo para os dispersarem.
O sindicato das forças de segurança relatou 83 feridos transferidos para hospitais próximos por ambulâncias vindas de regiões vizinhas.
Segundo a TAP, quatro guardas de segurança ficaram feridos nos confrontos e um veículo de segurança foi saqueado.
Tendo em conta a gravidade da situação, o primeiro-ministro tunisino, Hicham Mechichi, que se encontra em Paris (França) em visita oficial, deu instruções aos ministros do Interior e da Defesa para realizarem uma reunião sobre a crise, na presença de oficiais de segurança e militares, com vista a procurarem, "por meios legais", uma solução para a disputa funidiária, noticiou Mosaïque (rádio local).
-0- PANA BB/JSG/DIM/DD 14dezembro2020