Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Uma pessoa ficou gravemente ferida terça-feira na explosão de um engenho explosivo improvisado, no recinto da Universidade de Ouahigouya, província de Yatenga, no norte do Burkina Faso, anunciou o governador da referida região num comunicado.
O incidente da mina ocorreu terça-feira, por volta das 15 horas locais, no pátio da Universidade de Ouahigouya onde uma pessoa ficou gravemente ferida, estando a mesma atualmente a ser atendida no Centro Hospitalar Universitário Regional (CHUR) de Ouahigouya, lê-se na nota.
A explosão, que também danificou completamente um veículo, segue-se a um incêndio, assinalado na manhã da mesma terça-feira, numa sala de reprografia da Universidade, mas as suas origens continuam desconhecidas, indica a nota assinado pelo seu secretário-geral do governador, Kouilga Albert Zongo.
Além disso, está em curso uma investigação cujas conclusões permitirão esclarecer a opinião pública sobre as causas exatas deste incêndio.
O governador convidou as populações a colaborarem com as forças de defesa e segurança e a desenvolverem reflexos de segurança em todos os momentos e em todos os lugares.
Trata-se dum primeiro atentado do género ocorrido numa universidade no Burkina Faso.
Ataques terroristas, iniciados em 2015 no Burkina Faso, já causaram o fechamento de milhares de escolas, além de muitos mortos e cerca de 2.000.000 de deslocados internos.
-0- PANA TNDD/IS/MAR/DD 16agosto2022