Ulisses Correia e Silva reeleito líder do partido no poder em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, foi reeleito domingo presidente do Movimento para a Democracia (MpD), partido no poder em Cabo Verde, com 99 por cento dos votos favoráveis dos militantes que participaram nas eleições diretas, realizadas, domingo, no país e na diáspora, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte segura.
Ulisses Correia e Silva liderava a única lista num ato eleitoral que registou uma taxa de participação de 58,4 por cento dos militantes inscritos com uma abstenção de 41,6 por cento.
Segundo dados provisórios citados à imprensa pel o presidente do Gabinete de Apoio ao Processo Eleitoral (GAPE) do MpD, Mário Fernandes, dos 31 mil 541 militantes inscritos, votaram 18 mil 250, contra 29 mil 449 registados na eleição anterior.
Foram declarados válidos do partido 18 mil 100 votos para Ulisses Correia e Silva, único candidato, correspondentes a um pouco mais de 99 por cento do total de votos em urna.
Foram ainda contabilizados, no escrutínio provisório, 45 votos brancos e 105 nulos.
Ulisses Correia e Silva, de 57 anos de idade, foi eleito presidente do MpD, pela primeira vez, em 2013, com 98 por cento dos votos expressos e reconduzido três anos depois com uma votação de 99 por cento, sendo em ambas as votações, candidato único.
Os militantes elegeram igualmente, domingo, os delegados à XII Convenção Nacional do MpD, que decorrerá entre 06 e 07 de março próximo, com a participação de um total de 300, sendo 270 no país e 30 na diáspora.
Na última semana, Ulisses Correia e Silva anunciou que será recandidato ao cargo de primeiro-ministro nas eleições legislativas de 2021.
Antes de assumir o cargo da chefia do Governo, ele exerceu o cargo de presidente da Câmara Municipal da Praia.
No primeiro Governo formado pelo MpD, na sequencia da vitoria deste partido nas primeiras eleições multipartidárias, realizadas a 13 de janeiro de 1991, Ulisses Correia e Silva integrou o elenco governamental como secretário de Estado das Finanças e depois ministro das Finanças.
Cabo Verde inicia este ano o novo ciclo eleitoral com a realização, no segundo semestre, das eleições autárquicas para a renovação dos órgãos de poder municipal nos 22 municípios do país.
Em 2021, terão lugar as eleições legislativas e presidenciais.
-0- PANA CS/DD 10fev2020