Ulisses Correia e Silva recandidata-se à liderança do partido no poder em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, formalizou, quarta-feira, a recandidatura ao cargo de presidente do Movimento para a Democracia (MpD), partido no poder em Cabo Verde, nas eleições internas e dos delegados à XII Convenção Nacional da sua formação política, apurou a PANA de fonte segura.
Ao proceder à entrega oficial da candidatura, o mandatário nacional, Fernando Elísio Freire, destacou que esta "apresenta uma moção de estratégia para um Cabo Verde positivo, desenvolvido e que reforça o compromisso com o nosso país".
“Neste quadro de moção de estratégia, faz uma alusão muito forte a um Cabo Verde global, resiliente e aberto ao mundo, que se está a mudar. As reformas estão a ter resultados e devemos continuar neste caminho”, indicou.
Fernando Elísio Freire, atual ministro da Presidência do Conselho de Ministros, perspetiva a votação em massa dos militantes do MpD, uma vez que, segundo ele, “os militantes estão engajados e convocados a participar nesta grande festa da democracia do nosso partido.”
“Todo o MpD está mobilizado à volta da liderança de José Ulisses Correia e Silva, e acredito que será uma lista única. Mas o processo foi transparente e aberto. Todos os militantes tiveram oportunidades de se expressar”, avançou.
Em relação à falta de concorrência, na atual direção do MpD, Fernando Elísio Freire disse que todos os militantes estão satisfeitos e engajados com esta liderança, liderança esta, disse, que está a levar Cabo Verde para elevados patamares de desenvolvimento.
“É esta liderança que está a permitir ao nosso país ser cada vez mais inclusivo. Esta liderança está a permitir a Cabo Verde mudar de atitude e encarar o mundo”, acrescentou.
Conforme o presidente do Gabinete de Apoio ao Processo Eleitoral, Mário Fernandes, as eleições internas do partido estão agendadas para o dia 9 de fevereiro próximo.
O prazo de apresentação da candidatura terminou quarta-feira, 08 de janeiro corrente, e, até ao momento, só há um candidato, revelou.
A Convenção Nacional do MpD, que irá eleger a nova direcao do partido que, desde 2016, governa Cabo Verde, está prevista para 6, 7 e 08 de março próximo, segundo o responsável.
-0- PANA CS/DD 09jan2020