Agência Panafricana de Notícias

Uhuru Kenyatta promete cooperar com TPI

Nairobi, Quénia (PANA) – O recém-eleito Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, comprometeu-se a lutar contra a insegurança com todos os recursos do país e a cooperar com o Tribunal Penal Internacional (TPI), que o acusa de crimes contra a humanidade cometidos durante as violências pós-eleitorais de 2007-2008 que fizeram mais de mil mortos e milhares de deslocados.

No seu discurso lido sábado pouco depois de a Comissão Eleitoral Independente e Fronteiras (IEBC) o designar oficialmente vencedor do escrutínio de 4 de março de 2013, Kenyatta felicitou os seus compatriotas.

« É um grande momento para o Quénia; vocês colocaram a vossa confiança em mim para ser o vosso próximo Presidente. O povo do Quénia está a renascer », declarou.

O novo Presidente do Quénia sublinhou as falhas registadas durante o escrutínio e comprometeu-se a trabalhar com a IEBC para remediar estas insuficiências.

« Demonstrámos ao mundo inteiro que somos uma nação de amantes da paz », afirmou Kenyatta.

Ele sublinhou a vontade de trabalhar com o seu principal adversário, o primeiro-ministro Raila Odinga , e todos os outros candidatos às presidenciais.

Ele disse que o mundo deve aceitar que o Quénia é um país soberano e que a vontade do seu povo deve ser respeitada.

« Deixem-nos trabalhar para realizar os sonhos do povo queniano », defendeu.

"Unamo-nos. Este país tem uma grande potencialidade para fazer com que a grandeza do Quénia seja verdadeiramente reconhecida", acrescentou o Presidente queniano.

-0- PANA AO/VAO/AKA/AAS/SOC/FK/TON 10março2013