Dakar, Senegal (PANA) - Um Ugandês, Jacob Kiplimo, de 19 anos de idade, o campeão mundial júnior de corta-mato de 2017, conquistou sábado último, o título em 58 minutos e 49 segundos, na Polónia, soube a PANA de fonte desportiva.
Kiplimo surpreendeu todos pois apareceu quando estava a ser esperado, com ansiedade, um seu compatriota, Joshua Cheptegei, duplo recordista mundial nos cinco mil e 10 mil metros, no Campeonato Mundial de meia-maratona em Gdynia, na Polónia, segundo a fonte.
Cheptegei, o novo homem forte da meia-fundo mundial, mas que correu lá para a sua primeira meia-maratona, de 21,1 quilómetros, só pôde terminar em 4.º lugar e não será, não podendo, portanto, ser, depois do Marroquino Khaled Skah, o segundo atleta a ganhar um título a este nível em tartan, bitume e corta-mato.
Em feminino, a vitória coube à Queniana Peres Jepchirchir, já vencedora da prova em 2016 e que melhorou, em Gdynia, o seu melhor desempenho de sempre numa corrida só de mulheres, com uma hora cinco minutos e 16 segundos, contra uma hora cinco minutos 34 segundos.
-0- PANA BKN/TBM/DIM/DD 19outubro2020