Uganda e Tanzânia finalizam acordo para construção de oleoduto
Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) - O Presidente ugandês, Yoweri Museveni, e a sua homóloga tanzaniana, Samia Suluhu Hassan, assistiram quinta-feira à assinatura de acordos para a construção de um oleoduto de crude de mil 440 quilómetros que liga Hoima, no Uganda, ao porto de Tanga, na Tanzânia.
O East African Crude Oil Pipeline (EACOP), igualmente denominado Uganda-Tanzania Crude Oil Pipeline (UTCOP), pretende transportar o petróleo dos campos petrolíferos de Hoima, no Uganda, para o porto de Tanga, no Oceano Índico, na Tanzânia.
A prazo, será o mais comprido oeloduto de crude aquecido no Mundo.
A cerimónia de assinatura foi realizada em Dar es-l Salam, na capital económica da Tanzânia, na presença igualmente dos parceiros Total e China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), bem como das autoridades do Governo tanzaniano e ugandês.
Os acordos rubricados esta quinta-feira entre o Governo tanzaniano e os investidores batizados « Host Government Agreement » foram precedidos de três outros protocolos assinados, a 11 de abril de 2021 em Entebbe, no Uganda, por ocasião do lançamento do projeto de construção do oleoduto.
A 11 de abril último, a Presidente Hassan visitou o Uganda para assinar três acordos chaves, abriram a via à construção deste oleoduto ao custo de três biliões 500 milhões de dólares americanos.
Este projeto deverá permitir a criação de várias dezenas de milhares de empregos, nos dois países.
-0- PANA EBM/MA/NFB/JSG/FK/IZ 20maio2021