Uganda aprova candidatura do Presidente cessante para sexto mandato consecutivo
Kampala, Uganda (PANA) - O chefe de Estado ugandês, Yoweri Museveni, escoltado por uma impressionante caravana, apresentou segunda-feira a sua declaração de candidatura ao presidente da Comissão Nacional Eleitoral.
Ele fez-se acompanhar de uma delegação de responsáveis do Movimento de Resistência Nacional (NRM), na Kyambogo University, em Kampala, onde ele depositou o seu processo.
De acordo com a Comissão Eleitoral (CE), os candidatos devem apresentar um certificado de teste covid-19 negativo, no momento do depósito da sua candidatura.
Os candidatos às eleições presidenciais devem igualmente organizar «campanhas científicas” em que os comícios regionais devem ser realizados com pelo menos 70 pessoas ao mesmo tempo, em todo o país.
Eles devem também proibir as caravanas durante as suas campanhas e mesmo ao depositar as suas candidaturas.
A CE fez conhecer as regras estabelecidas para a campanha eleitoral e também anunciou que qualquer candidato às eleições presidenciais que não apresentar um certificado de teste covid-10 negativo será considerado como tendo declarado a sua desistência.
As eleições presidenciais no Uganda deverão ser realizadas em fevereiro de 2021, o que quer dizer que os candidatos têm apenas algumas semanas de campanha antes do escrutínio.
O presidente da CE, Simon Byamukama, anunciou que a candidatura de Musenevi às eleições presidenciais foi aprovada.
Museveni deve apresentar um calendário do seu programa de campanha à CE e do seu programa mediático para a campanha.
Ele deve também nomear um agente que assistirá a todas as reuniões dos responsáveis das eleições durante este período.
« É um dia de alegria. É um evento feliz”, declarou o porta-voz da CE, Paul Bukoba.
Pelo menos 10 candidatos deverão ser designados para participar nas eleições presidenciais.
-0- PANA AO/RA/NFB/JSG/FK/IZ 03nov2020