Agência Panafricana de Notícias

Uganda advoga ação coletiva contra terrorismo em África

Munyonyo- Uganda (PANA) -- O vice-primeiro-ministro ugandês, Eric Kategaya, apelou quinta-feira aos países membros da União Africana (UA) e à comunidade internacional para levarem a cabo uma ação comum contra o terrorismo.
Falando na abertura da 17ª sessão ordinária do Conselho Executivo da UA, que ocorre em Munyonyo, no Uganda, Kategaya condenou atos terroristas no mundo, recordando que o seu país foi vítima dum duplo atentado, a 11 de Julho corrente, em Kampala, que fez mais de 70 mortos.
Segundo ele, este duplo atentado, reveindicado por um grupo terrorista somalí, Al Shabab, evidencia os perigos apresentados pelo terrorismo no continente e noutros lugares do mundo.
Por outro lado, Kategaya pediu à sessão para se debruçar sobre os desafios que África enfrenta, nomeadamente os ligados ao desenvolvimento das infraestruturas, ao abastecimento de energia e à luta contra doenças.
O vice-primeiro-ministro ugandês saudou os resultados registados na luta contra a sida, o paludismo e a tuberculose, considerando, no entanto, que a morte de um único Africano, devida a estas doenças, deve ser considerada como demasiada.
"As populações do continente contam com a nossa sabedoria coletiva e a nossa vontade de lhes dar meios para construirem um futuro melhor para eles e para seus filhos.
Temos de construir África que sonhamos todos, uma África que possamos orgulhosamente legar não apenas aos nossos filhos mas igualmente às gerações futuras", concluiu Kategaya.