Agência Panafricana de Notícias

USAID financia estratégia de redução da pobreza no Senegal

Dakar- Senegal (PANA) -- A Agência norte-americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) vai ajudar o Senegal com 32 biliões e 300 milhões de francos CFA (cerca de 64 milhões 600 mil dólares americanos) para financiar a sua estratégia de redução da pobreza, soube a PANA sexta-feira em Dakar.
Este montante será disponibilizado nos termos de várias convenções de financiamento assinadas sexta-feira pelo ministro senegalês da Economia e Finanças, Abdoulaye Diop, e pelo director da USAID para o Senegal, Kevin J Mullally.
O financiamento, que tem como objectivo apoiar o Senegal na luta contra a pobreza e na realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio para o ano orçamental de 2009 incide nas áreas da saúde, do crescimento económico, da educação e do apoio ao processo de paz na região meridional da Casamança.
O montante total acordado acresce-se aos outros 10 biliões e 580 milhões de francos CFA (cerca de 24 milhões de dólares americanos) concedidos em 2008 pelo Governo americano ao Senegal para o apoiar na sua luta contra a insegurança alimentar.
Mullally precisou que esta nova subvenção representa uma alta de 80 por cento em relação ao financiamento do anterior.
Do montante global, 10 biliões e 600 milhões de francos CFA (quase 24 milhões de dólares americanos) serão destinados ao programa de crescimento económico, nomeadamente a gestão dos recursos naturais, a governação participativa e o melhoramento da capacidade do sector privado.
Enquanto isso, seis biliões (cerca de 13 milhões e 600 mil dólares americanos) serão investidos no sector da educação para melhorar a qualidade do ensino pela formação de docentes, e na luta contra a violência infligida às meninas no meio escolar.
Cerca de 15 biliões de francos CFA (perto de 34 milhões de dólares americanos) ajudrão a promover os cuidados de saúde comunitária, enquanto um bilião de francos CFA (quase dois milhões 272 mil dólares americanos) serão empregues no programa de apoio à paz na Casamança.