Agência Panafricana de Notícias

USAID concede $ 8 milhões para educação no Quénia

Nairobi, Quénia (PANA) – A Agência Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) desembolsou 680 milhões de xelins (oito milhões de dólares americanos) para a iniciativa do Quénia de aprendizagem de matemática e de leitura no ensino primário (PIMR, sigla em inglês).

A PIMR é uma atividade baseada na pesquisa para melhorar as línguas inglesa e kiswahili, bem como as competências em matemática para as crianças quenianas. Ela está a trabalhar em estreita colaboração com o Ministério da Educação para avaliar os êxitos das intervenções piloto em 500 escolas primárias.

O Centro Bethel da Educação de Proximidade nos subúrbios de Kibera, em Naibori, é uma das escolas que pilota as metodologias e os materiais da PIMR. Os alunos lêem frequentemente e de forma independente inglês e kiswahili aprendem matemáticas de maneira rápida e bem. Isto aumentou as inscrições de 1 para 2.

A USAID gasta quatro biliões 200 milhões de xelins quenianos (50 milhões de dólares americanos) em atividades dos cinco primeiros anos do ensino primário para melhorar os resultados da alfabetização reforçar a capacidade dos educadores bem como do Governo queniano de emitir e administrar programas da leitura na escola primária.

-0- PANA DJ/VAO/MTA/BEH/FK/TON 12 junho 2014