USAID concede $ 450 mil ao PAM para lutar contra coronavírus na Guiné-Conakry
Conakry, Guiné-Conakry (PANA) – A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) desembolsou 450 mil dólares americanos a favor do Programa Alimentar Mundial (PAM), para reforçar a capacidade do Governo da Guiné-Conakry e dos atores humanitários no combate ao coronavírus, anuncia um comunicado transmitido à PANA, em Conakry.
O desembolso efetuado, na semana passada, aumenta assim para 800 mil dólares americanos o total das contribuições da USAID para as operações do PAM, na Guiné-Conakry.
A agência americana é considerada como a principal doadora para o funcionamento do Serviço Aéreo de Ajuda Humanitária das Nações Unidas (UNHAS), desde o seu lançamento, em março de 2021, devido ao ressurgimento do vírus de Ébola.
A nova assistência está reservada ao funcionamento do UNHAS, que garante, desde março de 2021, o transporte da ajuda às populações vulneráveis, situadas nas zonas onde se registou o ressurgimento do vírus de Ébola, explica o comunicado.
O UNHAS, cuja gestão é assumida pelo PAM, permite aceder rapidamente a zonas isoladas ou de difícil acesso.
Graças a esta contribuição da USAID, que permitirá manter o serviço UNHAS até março de 2022, o PAM garantirá o transporte, em menos de duas horas, dos atores humanitários, dos parceiros nacionais, do pessoal médico e material vital como vacinas e seringas, para lutar contra a pandemia da covid-14, na proximidade de Nzérékoré sul) e Kankan (leste).
Essas duas localidades estão situadas, respetivamente, a mais de 800 e 600 quilómetros de Conakry, a capital.
-0- PANA AC/JSG/FK/IZ 22dez2021