UNICEF oferece lavabos adaptados para crianças em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) entregou, quarta-feira, na cidade da Praia, à Direção Nacional da Saúde 37 lavabos adaptados para crianças a serem distribuídos por todos os Centros de Saúde do país, apurou a PANA de fonte oficial.
A oferta visa promover a lavagem correta e frequente das mãos nesta nova realidade mundial e nacional da pandemia da covid-19.
Ao proceder à entrega dos lavabos, que foram produzidos localmente, a representante do UNICEF, em Cabo Verde, Opia Kumah, realçou que investir na higienização adequada de crianças até aos cinco anos é um desafio que pode salvar muitas vidas.
“Reconhecemos que o período delicado dos zero aos cinco anos após o nascimento é um dos grandes desafios para a sobrevivência dos seres humanos. Neste período, medidas adequadas de higiene oferecem grande proteção às crianças”, precisou.
Opia Kumah reiterou a determinação do UNICEF em continuar a apoiar o país na luta contra a covid-19, assegurando, ao mesmo tempo, os serviços de saúde a todas as crianças.
Por sua vez, o diretor nacional da Saúde, Artur Correia, destacou que a entrega dos lavabos é um ato simbólico, mas também “pedagógico”.
“Queremos transmitir a mensagem de que as crianças também devem ser protegidas e devem desde cedo praticar a higienização das mãos”, disse, realçando que essa prática deve ser estimulada em outros contextos, além da covid-19.
Na ocasião, Artur Correia explicou que a saúde da criança é um “eixo fundamental” do Ministério da Saúde, pois há uma direção de serviço específica e um programa de abrangência nacional que se ocupa desse grupo alvo.
Segundo ele, Cabo Verde apresenta indicadores “muito invejosos” nesse âmbito, mesmo a nível da região, atestando a saúde infantil nesse contexto da covid-19 a mensagem que se quer passar é a da importância da higienização das mãos pelas crianças.
-0- PANA CS/IZ 03julho2020