Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) enviou ajuda de emergência à área de Sebba, a poucos quilómetros de Solhan, no Sahel burkinabe, noticiou na terça-feira um comunicado da referida instituição.
O gesto humanitário do UNICEF aconteceu no rescaldo dum ataque armado em Solhan, que fez, na noite de 4 para 5 de junho, 132 pessoas mortas, segundo a mesma fonte.
A ajuda, que beneficia mil famílias deslocadas, incluindo mais de 4.800 crianças, consiste em 2.000 mosquiteiros, 500 kits de higiene e dignidade, e sabonetes para evitar doenças neste período de chuvas.
Do leque constam igualmente lonas para abrigarem temporariamente estas famílias vulneráveis.
Para ajudar as crianças a passarem suas provas de fim de ano letivo, foram distribuídas 400 esteiras e lâmpadas solares.
O ataque perpetrado por um grupo armado não identificado matou mais de 130 civis, incluindo muitas crianças, de acordo com autoridades competentes.
"As populações civis nunca devem ser vítimas ou alvos de ataques. As famílias e crianças devem ser protegidas em todo o lado e em todo o momento", disse o UNICEF.
O Burkina Faso é alvo de ataques armados há mais de cinco anos, particularmente no Sahel, onde, sábado último, milhares de pessoas manifestaram o seu descontentamento com a inação do Estado contra o terrorismo.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/DIM/DD 16junho2021