UNICEF doa lavatórios de lavagem das mãos a jardins infantis em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) doou quinta-feira lavatórios de lavagem das mãos a 16 jardins infantis do concelho da Praia, com valência de creche, para completar o kit de higienização do espaço e de proteção individual, no quadro de combate à covid-19 em Cabo Verde, apurou a PANA de fonte segura.
Trata-se de uma ação avaliada em mais de dois milhões 499 mil 626 escudos (cerca de 22,8 mil euros), promovida pela Direção-Geral de Inclusão Social, enquanto órgão regulador e gestor da Rede Nacional de Creches, em parceria com o UNICEF, de acordo com a fonte.
A ação visa reforçar a higienização do espaço e reduzir os riscos de contágio e disseminação da covid-19 nestes espaços frequentados por crianças de tenra idade.
No ato da entrega, o representante do UNICEF em Cabo Verde, Opia Kumah, afirmou que esta oferta, que visa contribuir para uma melhor higienização nas escolas de Cabo Verde, integra um projeto pilar, “Assegurar a proteção social e a segurança alimentar de toda a população” do plano governamental de luta contra a pandemia.
“Estes lavatórios e os materiais de limpeza dos espaços é um guia para a organização e higienização das creches no quadro da pandemia. Também constitui um exemplo da contribuição concreta do UNICEF para que todas as crianças estejam em segurança, beneficiando de uma educação de qualidade e inclusiva, segundo os objetivos de desenvolvimento sustentável número 4”, explicou.
Com o reforço das condições de higiene, sublinhou Opia Kumah, as famílias terão mais confiança em enviar seus filhos às creches, enquanto meio educativo seguro.
Por sua vez, a diretora-geral de Inclusão Social (DGIS), Mónica Furtado, considerou "importante" o ato simbólico de entrega dos equipamentos.
Isto dá continuidade ao trabalho de promoção e reforço dos apetrechamentos de cuidados das crianças do zero aos três anos de idade, num contexto difícil devido à covid-19, regozijou-se.
Ela lembrou ainda que, no âmbito no quadro de combate à covid-19, já foram realizadas muitas ações, entre a quais formações, reprodução de manuais de orientação, instrumentos de proteção sanitárias e, agora, o lavador que será saudável, pois, frisou, irá incutir nas crianças hábitos saudáveis de higiene.
No total, serão entregues 100 lavatórios de lavagem das mãos, sendo 18 na Santa Cruz, 40 na Praia, 28 em São Vicente, sete para a ilha do Sal e São Nicolau, e os restantes em outros concelhos do país, concluiu.
-0- PANA CS/DD 16nov2020