Agência Panafricana de Notícias

UNICEF determinado a erradicar epidemia de cólera no Tchad

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e seus parceiros reforçaram as suas atividades de luta contra a propagação da epidemia de cólera no Tchad, consubstanciada em dois mil e 600 casos e 112 falecimentos registados este mês, indica o comunicado da referida instituição publicado no fim-de-semana.
"Com três regiões afetadas pela epidemia, incluindo a capital, N'djaména, e uma média de 50 casos por dia, a urgência de agir e de estender os serviços fornecidos no terreno é mais urgente do que nunca", indica o documento.
O UNICEF preconiza igualmente medidas reforçadas para lutar contra a propagação desta afeção intestinal causada pela água ou o alimento infetados, de acordo com a fonte.
"O UNICEF apoia ao mesmo tempo as autoridades e outras organizações no tratamento dos pacientes e nas atividades de saúde pública e prevenção que permitirão conter a mortalidade e bloquear a propagação da epidemia", lê-se no comunicado.
A agência onusina vai trabalhar igualmente com o Ministério tchadiano da Ação Social, o Ministério da Saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organizações Não-Governamentais (ONG) nacionais e internacionais para erradicar a epidemia.
"Kits Cólera foram oferecidos aos hospitais e ONG, e uma assistência técnica foi dada ao Ministério da Saúde", de acordo com o comunicado.
O UNICEF indica que uma campanha de informação pública é levada a cabo através de mensagens radiofónicas, da distribuição de brochuras e posters, bem como dum programa de sensibilização de porta em porta.