Agência Panafricana de Notícias

UNICEF deplora recrudescência de cólera na Nigéria

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- A Nigéria registou este ano cerca de 40 mil casos de colera que fizeram pelo menos mil e 500 mortos, indicou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) num comunicado publicado em Nova Iorque, na sede das Nações Unidas.
"O número de casos em 2010 é cerca de três vezes superior ao número de casos registados no ano passado e sete vezes mais ao de 2008", acrescentou o UNICEF no comunicado publicado no fim-de-semana passado, sublinhando que, segundo a Cruz Vermelha, as mulheres e as crianças representam 80 porcento dos casos registados este ano.
Apesar de a propagação da cólera parecer ter sido controlada, novos casos continuam a ser assinalados nas zonas já afetadas pela doença, nomeadamente no nordeste do país, prossegue o UNICEF, afirmando que a taxa de mortalidade da doença é em média de 4,5 porcento na Nigéria.
Segundo o UNICEF, esta taxa atingiu 20 porcento no Estado de Plateau, 17 porcento em Sokoto e 11 porcento em Gombe.
O UNICEF declara que está a apoiar os esforços para a promoção da higiene e que ele vai doar medicamentos anticólera às vítimas das inundações.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica a frequência particularmente elevada da cólera na Nigéria por fatores sazonais combinados com as más condições de higiene e os movimentos de população.