Agência Panafricana de Notícias

UNICEF contra rapto de alunas no nordeste da Nigéria

Abuja, Nigéria (PANA) - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) declarou-se descontente e triste depois do rapto em massa de alunas ocorrido no Estado de Borno, no nordeste da Nigéria.

O UNICEF exorta o Governo federal da Nigéria a tomar de imediato medidas necessárias para que as crianças raptadas sejam entregues às suas famílias sãs e salvas e que possam continuar a estudar num ambiente de paz e segurança.

"O UNICEF condena com a maior firmeza o rapto de 100 alunas de idade compreendida entre os 12 e os 17 anos e exige a sua libertação imediata e sem condições", sublinha um comunicado da referida instituição divulgado em Abuja, a capital federal da Nigéria.

"Tais atos selvagens são inaceitáveis. Os ataques perpetrados nas escolas na Nigéria privam as crianças dos seus direitos de aprender num ambiente protegido e seguro e podem hipotecar o seu futuro", acrescentou o comunicado.

O organismo especializado das Nações Unidas exprime a sua maior e profunda solidariedade às pessoas afetadas e às famílias das jovens raparigas raptadas nestas circunstâncias difíceis, exortando o Governo nigeriano a reforçar a segurança das crianças.

-0- PANA MON/VAO/BAD/AAS/MAR/DD 17abril2014