UNICEF apoia luta contra covid-19 no Mali
Bamako, Mali (PANA) - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) entregou quinta-feira ao Ministério maliano da Saúde um lote de equipamentos, materiais e kits de saúde de mais de 700 milhões de francos FCFA (um dólar equivale a cerca de 590 francos CFA), no quadro da luta contra o coronavírus, soube a PANA de fonte oficial.
A doação compreende 27 extratores de oxigénio, 15 mil testes de diagnóstico da covid-19, 120 termoflash, 250 mil máscaras cirúrgicas, sabonetes e dispositivos de lavagem das mãos.
Foi entregue ao secretário-geral do Ministério, Mama Koumaré, pela representante do UNICEF, Félix Ackebo, na presença do representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Mali, Jean-Pierre Baptiste.
Em resposta à pandemia do coronavírus, além do equipamento, o UNICEF mobilizou recursos humanos para apoiar as equipas de coordenação nacional e regional no Mali.
A 06 de julho de 2020, cerca de mil 547 casos positivos foram curados graças aos esforços combinados dos profissionais de saúde e à coordenação do Governo e dos seus parceiros.
Há ainda recursos financeiros e materiais do UNICEF que vão permitir apoiar equipas de prevenção e vigilância da doença, os centros de acolhimento para cuidar adequadamente os doentes e reduzir a taxa de mortes hospitalares e sensibilizar a população sobre mudança no comportamento responsável.
Segundo a mesma fonte, esta operação foi possível graças ao apoio, entre outros, do Banco Mundial, do Fundo Global, da Aliança Mundial para Vacinação (GAVI), da Suécia, do Canadá, do Luxemburgo , da Dinamarca, da Alemanha, dos Estados Unidos da América via OFDA, do Governo da Holanda e do Comité Nacional Francês.
-0- PANA GT/JSG/MAR/IZ 10julho2020