Agência Panafricana de Notícias

UNICEF alerta para risco de epidemia de cólera para crianças no Sudão do Sul

Nova Iorque, EUA (PANA) - Uma epidemia de cólera ameaça crianças sul-sudanesas já exposta a uma crise aguda no meio de combates contínuos e deslocamentos em massa, alertou quarta-feira o Fubdo das Nações Unida para a Infância (UNICEF).

De acordo com o UNIF, 18 pessoas, incluindo duas crianças menores dos cinco anos de idade, já morreram da doença, com o primeiro caso relatado a 27 de maio no local da proteção dos civis (PoC) em Juba, a capital sul-sudanesa, a jovem nação independente desde 2011.

Desde então, 170 casos suspeitos foram notificados dentro do site e em aldeias no Estado de Equatoria Central.

O representante do UNICEF no Sudão do Sul, Jonathan Veitch, informou num comunicado que "pelo menos cinco mil crianças menores dos cinco anos de idade correm o risco de morrer de cólera se medidas ugentes não forem tomadas para conter este ameaça ".

Anunciou que, presentemente, a sua instituição está a efetuar uma série de intervenções urgentes para aumentar a sensibilização à maneira de prevenir, detetar e tratar a cólera, enquanto mobilizadores sociais levam a cabo uma campanha de porta à porta para fornecer informações sobre ajudas às comunidades vulneráveis.

A fim de manter estes esforços, o UNICEF lançou um apelo para angariar quatro milhões e 600 mil dólares americanos para dar uma resposta de emergência à cólera para os próximos seis meses.

-0- PANA AA/AR/MTA/DIM/DD 25junho2015