UNICEF adquire 18.000.000 doses de vacina antipalúdica
Cotonou, Benin (PANA) - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) adquirirá brevemente 18.000.000 doses da primeira vacina antipalúdica, anunciou a mesma instituição num comunicado.
Dum valor de 170.000.000 dólares americanos, o contrato para a aquisição destas doses foi assinado na terça-feira última entre o UNICEF e o GSK, fabricante da primeira vacina antipalúdico no mundo.
Graças a este acordo histórico, 18.000.000 doses da vacina RTS,S/AS01 (RTS,S) estarão disponíveis, nos próximos três anos, para salvar milhares de vidas, anualmente.
A conclusão deste contrato é o resultado de 18 meses de preparação e intensas consultas com o setor e parceiros.
Maior comprador de vacinas do mundo, o UNICEF acelerou as negociações neste sentido para evitar qualquer atraso no fornecimento de doses disponíveis da vacina contra a malária para proteger crianças vulneráveis, disse o comunicado.
A demanda pela vacina contra a malária poderá ser elevada nos países afetados, visto que, em cada lançamento de nova vacina, o número de doses será inicialmente limitado, refere a nota.
A quantidade das doses poderá aumentar ao longo do tempo à medida que as capacidades de produção vão atingindo o nível necessário, o que poderá implicar também a redução dos custos das mesmas, segundo a mesma fonte.
Projetos já estão em curso para aumentar a produção, inclusive por meio da transferência de tecnologia, para que todas as crianças em risco tenham, um dia, a oportunidade de serem vacinadas contra esta doença mortal, garante o UNICEF.
-0- PANA IT/IS/MAR/DD 17agosto2022