Agência Panafricana de Notícias

UNESCO procura 7.500 objetos culturais roubados na Líbia

Paris, França (PANA) – A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) está a procurar ativamente cerca de sete mil 500 objetos culturais, num valor estimado em vários milhões de dólares americanos, roubados durante a revolução num banco de Benghazi, a segunda cidade da Líbia, soube a PANA sexta-feira junto da agência onusina.

Segundo a fonte da UNESCO, dos oito mil objetos culturais de grande valor subtraídos do cofre dum banco comercial de Bengahzi, apenas 500 foram descobertos.

As fotos dos sete mil 500 objetos que desapareceram em Benghazi, de onde partiu o levantamento popular contra o regime de Muamar Kadadi, foram transmitidas para inquérito e interceção à Organização Internacional da Polícia Criminal (Interpol), sedeada no sul de França.

O tráfico de bens culturais representa anualmente entre seis e oito biliões de dólares americanos, segundo uma estimativa da UNESCO, que receia a explosão do comércio ilegal com as guerras na Síria e no Mali e a situação pós-conflito na Líbia.

-0- PANA SEI/TBM/FK/TON 30março2013