UNESCO nomeia atriz mexicana Yalitza Aparicio embaixadora de boa vontade
Paris, França (PANA) - A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, nomeou a atriz mexicana Yalitza Aparicio embaixadora da Boa Vontade da UNESCO para os povos indígenas.
Nascida a 11 de setembro de 1993, em Tlaxiaco, no Estado de Oaxaca, no México, Aparicio está comprometida com a luta contra o racismo e pelos direitos das mulheres e dos povos indígenas.
De acordo com um comunicado de imprensa da UNESCO, Aparico foi escolhida para atuar no filme Roma de Alfonso Cuarón, enquanto estudava para se tornar professora.
Sua atuação neste filme, pelo qual aprendeu o Mixtec, a língua da família do seu pai, valeu-lhe uma indicação ao Óscar, na categoria de melhor atriz. Ela é a primeira mulher indígena mexicana a ser reconhecida pela Academia de Óscares.
A revista TIME classificou-a entre as 100 pessoas mais influentes no Mundo, em 2019.
Aparicio é um dos rostos da edição de 2019 do Dia Internacional dos Povos indígenas. Ela também apoiou a campanha das Nações Unidas "Eu digo não ao racismo!"
Utilizou a sua fama para promover o respeito e a dignidade, contribuindo também para o trabalho da Comissão mexicana de defesa e Promoção dos Direitos Humanos.
Ela também trabalha para a educação de crianças, ajudando a angariar fundos para escolas, na sua cidade natal.
A atriz contribuirá para o trabalho da UNESCO para assegurar a integração dos povos indígenas, em todos os lugares, e a realização de seus direitos, através da preservação e celebração do património cultural indígena, da inclusão do conhecimento indígena na gestão ambiental, da proteção da biodiversidade, da adaptação às mudanças climáticas e da igualdade de acesso à educação para os povos indígenas.
Os embaixadores da Boa Vontade da UNESCO são personalidades que colocam a sua reputação ao serviço das lutas da organização. Eles estão empenhados em sensibilizar a opinião pública para a missão da organização por um período de dois anos.
-0- PANA VAO/NFB/JSG/DIM/IZ 06out2019