Agência Panafricana de Notícias

UNESCO lança iniciativa de formação para pessoal de educação no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – Uma iniciativa de formação de três mil docentes para corrigir um défice em termos de pessoal no setor educativo congolês, acaba de ser lançada em Bazzaville pela diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova, soube-se de fonte ofiiclal no local.

Segundo um comunicado do ministério congolês da Cultura e Artes, esta iniciativa se baseia numa parceria entre a UNESCO e os ministérios congoleses encarregues do Ensino por uma duração de 18 meses.

Estimado em cerca de um milhão e 300 mil dólares americanos, o projeto visa aumentar de modo significativo os desempenhos e as competências professionais dos docentes para enfrentar grandes desafios educativos, lê-se na nota.

A iniciativa propõe quatro módulos de formação, nomeadamente um ligado à atualização das competências pedagógicas, profissionais e de gestão, indica o comunicado.

Outros concernirão, entre outros, à deontologia e à gestão, à avaliação, à tecnologia da informação e da comunicação para garantir a qualidade dos ensinos.

-0- PANA MB/JSG/CJB/DD 15jul2013