Agência Panafricana de Notícias

UNESCO elege 8 países africanos no Conselho Executivo

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - A Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) elegeu em Paris, a capital francesa, 31 novos membros, dos quais oito africanos, no Conselho Executivo da agência, soube-se de fonte segura.

A Conferência Geral da UNESCO compreende os Estados-membros da agência e está encarregada de determinar as políticas e as principais linhas de intervenção da agência.

Um comunicado transmitido à PANA em Nova Iorque indica que a 36ª sessão da Conferência Geral em curso elegeu os membros do Conselho para um mandato de quatro anos com base numa repartição geográfica.

Segundo o comunicado, a Nigéria, a Namíbia, a Etiópia, o Mali, o Gabão, o Malawi, Angola e a Gâmbia foram eleitos no Conselho para representar África, enquanto o Médio Oriente e a África do Norte estarão representados pelos Emirados Árabes Unidos, pela Tunísia e pela Arábia Saudita.

Ele precisa que a Áustria, França, a Espanha, a Itália, o Reino Unido e Irlanda do Norte e os Estados Unidos foram eleitos para o grupo dos países da Europa Ocidental e outros no Conselho, acrescentando que a Rússia, a República Checa , Montenegro e a ex-República jugoslava de Macedónia foram escolhidos para a Europa Oriental.

O comunicado revela igualmente que o Brasil, Cuba, o Equador e o México foram eleitos para a América Latina e as Caraíbas, enquanto a República da Coreia, a Tailândia, a Indonésia, o Afeganistão, o Paquistão e a Papua-Nova Guiné foram eleitos para a Ásia.

Estes novos membros juntam-se aos que foram eleitos em 2009 e cujos mandatos vão expirar em 2013.

A Conferência Geral da UNESCO, que se reúne duas vezes por ano, elege um Conselho Executivo de 58 membros que assegura a gestão da agência.

-0- PANA AA/BOS/FJG/TBM/SOC/MAR/TON 04nov2011