Agência Panafricana de Notícias

UN-HABITAT abre escritório nacional em Angola

Nairobi- Quénia (PANA) -- O UN-HABITAT (Programa das Nações Unidas para os Estabelecimentos Humanos) abrirá um escritório nacional em Angola, indica um comunicado oficial publicado no fim-de-semana em Nairobi.
A abertura deste escritótio inscreve-se no quadro de um acordo de cinco anos assinado sexta-feira última na capital queniana pela directora executiva do UN-HABITAT, Anna Tibaikuka, e pelo vice- ministro angolano das Relações Exteriores, George Rebelo Chicoty, de acordo com a nota.
A cerimónia de assinatura decorreu na presença do primeiro-ministro angolano, António Paulo Kassoma, e do ministro angolano da Habitação e Urbanismo, Diakumpuna Sita José.
Durante discussões com Tibaijuka, o Governo angolano exprimiu a necessidade dum apoio imediato do UN-HABITAT a dois sectores específicos, designadamente a construção de habitat social e a reforma fundiária.
A negociação sobre esta convenção remonta a Outubro passado durante a visita a Angola de Tibaijuka por ocasião da celebração do Dia Mundial da Habitação.
O Escritório angolano do UN-Habit permitirá, entre outras metas, angariar fundos para a execução das suas actividades em Angola.
O UN-HABITAT tem por missão promover a urbanização duradoura pela formulação das políticas, pelas reformas institucionais, pelo reforço de capacidades e pela cooperação técnica.
Promover a cooperação técnica e controlar o estado dos estabelecimentos humanos no mundo inteiro também faz parte das suas competências.