UEMOA oferece máscaras ao Níger para combater covid-19
Niamey, Níger (PANA) - A Comissão da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) ofereceu quinta-feira, ao Níger, máscaras contra covid-19 aos trabalhadores da saúde e para o público em geral no valor de mais de 900 milhões de francos CFA .
O Níger recebeu igualmente da UEMOA um apoio financeiro de 500 milhões de francos CFA para a aquisição de kits de colheita e diagnóstico (um dólar americano equival 589 francos CFA).
Este apoio simbólico insere-se no quadro do apoio às ações dos Estados-membros da União face à pandemia da covid-19.
Foi recebido na Loja do Gabinete Nacional de Produtos Farmacêuticos e Químicos (ONPPC), em Niamey, pelo ministro da Saúde Pública, Idi Illiassou Mainassara.
Ao entregar a doação, o representante residente da UEMOA, no Níger, Issouf Oumar Maiga, elogiou as medidas tomadas pelos chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros da União a nível sanitário, social e económico que ajudaram a reduzir os efeitos adversos desta pandemia.
Sublinhou que, com o empenho e a mobilização "infalível" de todos os ministros responsáveis pela saúde nos países comunitários, a taxa de fatalidade do impacto negativo da doença baixou de 2,75 por cento (no início da epidemia) para 1,8 por cento (até à data), apesar de o número de casos confirmados ter aumentado.
Issouf Oumar Maiga recebeu, em nome dos órgãos da UEMOA, "o trabalho realizado com abnegação pelo pessoal médico para ganhar esta guerra de saúde no seio da nossa União".
Segundo o ministro Mainassara, a Comissão da UEMOA está a trabalhar para cumprir o compromisso que assumiu numa reunião dos ministros da Saúde dos países-membros, por vídeoconferência, a 7 de maio último.
Trata-se de ajudar os Estados a satisfazer as suas necessidades imediatas de equipamento e outros insumos de saúde, explicou.
O governante disse que o gesto também ilustra a boa vontade da instituição em acompanhar o Ministério da Saúde Pública na implementação do seu Plano de Desenvolvimento Sanitário (PDS), o que torna a intensificação da luta contra as doenças "uma alta prioridade".
-0- PANA SA/IS/DIM/IZ 21agoto2020