UEMOA levanta sanções impostas ao Níger
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) levantou as sanções económicas impostas ao Níger na sequência do golpe de Estado (de 26 de julho de 2023) contra o entāo Presidente democraticamente eleito, Mohamed Bazoum, soube a PANA de fonte oficial.
Porém, os chefes de Estado e de governo da UEMOA reiteraram o seu pedido de libertação imediata do Presidente Mohamed Bazoum, asim como dos membros da sua família retidos desde então e um rápido regresso à normalidade da ordem constitucional no Níger, indica um comunicado da referida instituição.
Para salvaguardar a unidade africana, preservar a estabilidade política regional e acautelar questões humanitárias, os mesmos decidiram rever as sanções contra o Níger para aliviar a dor das populações nigerinas, segundo a mesma fonte.
Estas sanções consistem nomeadamente no encerramento das fronteiras terrestres e aéreas entre o Níger e os países da UEMOA, a proibição, para suas aeronaves, de sobrevoarem o espaço aéreo da UEMOA, lê-no comunicado..
Além disso, registamos a suspensão de todas as transações comerciais e financeiras entre os países da UEMOA e o Níger, incluindo as relativas a bens e serviços, in luindo a electricidade, o congelamento dos ativos da República do Níger no Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) e de transações públicas e parapúblicas, segundo a mesma fonte.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/MAR/DD 27fev2024