Agência Panafricana de Notícias

UEMOA doa ao Senegal $ 600 mil para vítimas de inundações

Dakar, Senegal (PANA) – O presidente da Comissão da União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA), Cheikh Hadjibou Soumaré, entrega esta quarta-feira ao primeiro-ministro senegalês, Abdoul Mbaye, 300 milhões de francos CFA (cerca de 600 mil dólares americanos), como ajuda aos sinistrados das inundações neste país, anuncia um comunicado da referida organização sub-regional.

Segundo o comunicado, "esta concessão financeira especial da UEMOA ao Senegal visa marcar a solidariedade da instituição para com este país membro da União, na sequência de fortes chuvas que se abateram sobre este ele, há cerca de 10 dias".

"Esta doação eleva a um bilião 550 milhões de francos CFA (cerca de três milhões e 100 mil dólares americanos) a soma das subvenções concedidas este ano ao Senegal, a título das operações de emergência", sublinha a nota.

De acordo com o mesmo texto, em abril último, a UEMOA concedeu ao Senegal um apoio financeiro no valor de um bilião 250 milhões de dólares americanos, a título duma ajuda de emergência, na sequência da crise alimentar que afetou a maioria dos países membros durante o período de intervalo entre a colheita e a sementeira devido à má repartição da pluviometria durante a última estação das chuvas.

O Senegal está confrontado, há vários dias, com inundações, na sequência das chuvas diluvianas que fizeram vários mortos e avultados danos.

Segundo a Cruz Vermelha Senegalesa, foram registados, a nível nacional, mais de 250 mil pessoas sinistradas.

-0- PANA SIL/JSG/FK/DD 04set2012