Agência Panafricana de Notícias

UEMOA cria caixa de refinanciamento hipotecário

Cotonou- Benin (PANA) -- A União Económica Monetária Oeste-Africana (UEMOA) dotou-se duma Caixa Regional de Refinanciamento Hipotecário (CRRH-UEMOA) no termo duma assembleia geral constitutiva realizada esta semana em Cotonou.
Com um capital de três biliões 426 milhões de francos CFA (seis milhões 782 mil 462 dólares americanos), dos quais 750 milhões de francos CFA (um milhão 484 mil dólares americanos) do Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento (BOAD), a CRRH-UEMOA pretende ser um estabelecimento financeiro destinado ao refinanciamento exclusivo dos empréstimos à habitação concedidos pelos seus bancos acionistas.
Promovida no quadro legal e regulamentar em vigor, a CRRH-UEMOA permite aos estabelecimentos que não podem recorrer a créditos bancários ou às obrigações securizadas aceder e ser competitivos no mercado do crédito hipotecário.
Com a titularização e as obrigações securizadas, a promoção da CRRH-UEMOA permite garantir que cada mercado hipotecário nacional disponha dum modo de refinanciamento adaptado ao seu nível de maturidade.
Para o presidente do BOAD, Abdoulaye Bio Tchané, este estabelecimento financeiro vai dar recursos aos bancos que permitam financiar muitas atividades no domínio imobiliário.
Ele permitirá remover obstáculos como a taxa muito elevada dos empréstimos, a duração julgada muito curta, e facilitará uma amortização anual muito menor.
Aprovada pelo Conselho de Ministros da UEMOA em Março último, em Bissau (Guiné-Bissau), a CRRH possui 29 bancos (acionistas) da sub-região.