Agência Panafricana de Notícias

UEMOA apoia Mali na luta contra covid-19

Bamako, Mali (PANA) - A Comissão da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) doou 500 milhões de francos CFA  (um dólar equilvale a cerca de 558 francos CFA) e 662 mil 951 máscaras ao Mali no quadro da resposta à pandemia do coronavírus, soube quarta-feira a PANA de fonte oficial, em Bamako.

A doação foi simbolicamente entregue terça-feira pelo representante residente da Comissão da UEMOA, no Mali, Mamadou Moustapha Barro, ao alto representante do Presidente da República para a luta contra a covid-19, Ibrahim Traoré.

“Esta doação é um apoio à ação dos Estados- membros da UEMOA, cujo objetivo é  combater juntos contra a covid-19”, indicou Barro, sublinhando que o Mundo inteiro estremeceu diante desta doença teimosa, mobilizando todas as energias em todo o planeta.

Mamadou Moustapha Barro explicou que, a nível da UEMOA, a Comissão, o Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) e o Banco de Desenvolvimento da África Ocidental (BOAD) apoiaram os esforços Estados fazendo, cada um na sua especificidade, uma contribuição para a resiliência e o renascimento da atividade económica.

Neste contexto, acrescentou, a Comissão mobilizou 15 biliões de francos CFA para reforçar o fundo de bónus do BOAD e, através deste, promover o angariamento de recursos financeiros adicionais de que que os Estados-Membros da União necessitaram imediatamente.

Ibrahim Traoré apreciou "calorosamente" este gesto da UEMOA para com o Mali e precisou que os 500 milhões de francos CFA serão atribuídos ao Fundo Nacional para Luta contra a Covid-19.

Notou igualmente "uma diminuição na contaminação da pandemia, no Mali, tornada possível graças aos esforços dos profissionais de saúde, mas também à implicação de parceiros técnicos e financeiros".

-0- PANA GT/JSG/MAR/IZ 12agosto2020