Agência Panafricana de Notícias

UE suspende importações de citrinos da África do Sul

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) decidiu suspender as importações dos citrinos da África do Sul, porque os mesmos provêm das zonas afetadas pela chamada “doença de manchas pretas” (black spot, em inglês)), soube-se de fonte oficial.

Segundo um comunicado da Comissão Europeia transmitido quarta-feira à imprensa em Bruxelas, esta medida foi tomada para prevenir o risco de contágio para pomares europeus.

Referente às colheitas de 2012-2013, cujos estoques se esgotam, esta medida só terá real impacto dentro de algumas semanas, precisa o comunicado que acrescenta que só os citrinos provenientes das zonas não contaminadas poderão entrar na UE.

Com esta providência, a UE pretende encorajar a África do Sul a controlar cada vez mais as cargas destinadas ao mercado europeu.

Os serviços aduaneiros europeus já detetaram, este ano, 36 cargas sul-africanas infetadas pela “doença de manchas pretas” que não existe na Europa, mas suscetível de contaminar pomares europeus.

As exportações dos agrumes sul-africanos para a União Europeia estimam-se em 600 mil toneladas em 2013, segundo o comunicado.

-0- PANA AK/TBM/MAR/DD 05dezembro2013