Agência Panafricana de Notícias

UE suspende ajuda orçamental ao Níger

Paris- França (PANA) -- A União Europeia (UE) decidiu suspender a sua ajuda orçamental ao Níger para protestar contra as últimas medidas, das quais um referendo, tomadas pelo Presidente Mamadou Tandja para se manter no poder, declarou sábado à PANA o líder do Partido Nigerino para a Democracia e Socialismo (PNDS-Tarayya, oposição) e presidente da Frente para a Defesa da Democracia (FDD), Mahamadou Issoufou.
"O comissário europeu para o Desenvolvimento, Louis Michel, informou, através duma carta, o Presidente nigerino desta decisão.
A União Europeia pretende suspender o resto da sua ajuda ao Níger, em aplicação das disposições do Acordo de Cotonou", acrescentou o opositor nigerino, durante uma entrevista telefónica.
A UE está fortemente presente no Níger em projectos rodoviários e no financiamento dos sectores da saúde e da educação.
Outros doadores de fundos estão a observar com atenção a crise política prevalecente no Níger depois de o Presidente nigerino ter decidido convocar para 4 de Agosto próximo um referendo constitucional para prolongar por três anos o seu segundo mandato que termina a 22 de Dezembro próximo.