Agência Panafricana de Notícias

UE subvenciona 12 organizações da sociedade civil etíope

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- A Delegação da União Europeia (UE) subvencionou 12 organizações da sociedade civil etíope com um milhão 600 mil euros, soube-se segunda-feira em Addis Abeba de fonte oficial.
Intervindo durante esta cerimónia, o chefe da Delegação da UE na Etiópia, Dino SInigallia, sublinhou o compromisso firme da sua estrutura de apoiar o trabalho da sociedade civil neste país do Corno de África.
"Os contratos assinados em virtude dos recentes apelos são prova do compromisso da UE de contribuir para os esforços de desenvolvimento do país", declarou.
Este financiamento ocorre um ano após a promulgação, na Etiópia, de uma lei sobre a sociedade civil que interdita a participação de Organizaçãoes Não-Governamentais (ONG) na luta pela igualdade das tribos, pela prevenção dos conflitos e pelas liberdades religiosas.
A nova legislação coloca igualmente as ONG sob o controlo estreito do Governo etíope e proibe especificamente a organizações estrangeiras imiscuirem-se nas campanhas atinentes a questões consideradas "internas" pelas autoridades etíopes.
Cerca de 400 organizações da sociedade civil etíope beneficiaram de atividades de capacitação no quadro de um programa de desenvolvimento conjunto da UE e do Governo eríope, de acordo com a fonte.