Agência Panafricana de Notícias

UE saúda vitória de George Weah nas presidenciais da Libéria

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) saúda "o bom desenrolamento" do processo eleitoral na Libéria, felicitando o vencedor do escrutínio presidencial, o Presidente eleito, George Weah.

Num comunicado divulgado terça-feira em Bruxelas pelo Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE), a UE saudou o "profissionalismo" das instituições liberianas e a "forte e pacífica participação" do povo liberiano nas operações de voto.

Para a UE, estas eleições abrem uma "nova época" depois da liderança "bem-sucedida durante doze anos" da Presidente cessante, Ellen Johnson Sirleaf.

A UE disse-se "pronta" para trabalhar com o novo Governo tanto nas questões nacionais como regionais e internacionais.

Durante as eleições, a UE enviou uma missão de observação eleitoral liderada por Marie Arena, eurodeputada belga.

Na primeira volta ocorrida a 10 de outubro último, George Weah, o antigo bola de ouro, de 51 anos de idade, obteve 39 porcento dos votos contra 29 porcento do seu adversário, Joseph Boakai, de 73 anos de idade, quando eram necessários mais de 50 porcento dos sufrágios para ganhar.

Na segunda volta, realizada a 7 de novembro de 2017, Weah grangeou 61,5 porcento do total contra os 38,5 porcento de Boakai, de acordo com a Comissão Eleitoral Independente.

-0- PANA AK/IS/SOC/MAR/DD 10janeiro2018