Agência Panafricana de Notícias

UE saúda negociações entre Governo sudanês e rebeldes

Cartum, Sudão (PANA) – A União Europeia (UE) congratulou-se esta quinta-feira com o início de negociações diretas entre o Governo sudanês e os grupos rebeldes do norte do Nilo Azul e de Kordofan Sul.

Estas negociações realizam-se desde a semana passada em Addis Abeba, na Etiópia, sob a égide do Painel de Alto Nível da União Africana (UA).

Esta é a primeira vez desde junho de 2011 que as duas partes se reúnem para negociações diretas para tentar pôr termo ao conflito nos Estados de Kordofan Sul e do Nilo Azul.

Estas negociações representam « um passo positivo importante e é encorajador que as duas partes tenham aceite encontrar-se de novo em maio », indica um comunicado da UE, transmitido à PANA em Cartum.

Neste comunicado, a UE condena os recentes ataques contra civis, nomeadamente o da Frente Revolucionária Sudanesa perpetrado contra a cidade de Um Rawaba no Kordofan Norte, e os confrontos em curso entre as forças governamentais e as do SPLM/Norte em Kordofan Sul e no Nilo Azul.

A UE insta as duas partes a comprometer-se a retomar as negociações de boa fé, a fim de decidir um cessar-fogo imediato, permitir um acesso seguro e sem obstáculos à ajuda humanitária e encontrar uma solução global para o conflito no Kordofan Sul e no Nilo Azul, com vista a um diálogo nacional inclusivo.

-0- PANA MO/SEG/FJG/JSG/FK/TON 02maio2013