Agência Panafricana de Notícias

UE saúda fim de epidemia de Ébola na África Ocidental

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) saudou o fim da transmissão do vírus do Ébola na África Ocidental, após o anúncio feito quinta-feira última pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nesta ocasião, o comissário europeu para a Ajuda Humanitária, Christos Stylianides, prestou homenagem « aos agentes de saúde, às pessoas comuns e aos Governos dos três países afetados, nomeadamente a Serra Leoa, a Libéria e a Guiné-Conakry, que participaram eficazmente na luta contra esta doença ».

Ele lembrou que a UE enviou material médico, laboratórios e epidemiologistas a estes países e instalou um sistema de evacuação médica para todos os agentes de saúde internacionais na região afetada pelo vírus mortal.

No total, indicou Stylianides, a UE mobilizou dois biliões de euros de ajuda humanitária, perícia técnica, ajuda ao desenvolvimento a longo prazo e para a pesquisa das vacinas e dos tratamentos.

A epidemia, que partiu em dezembro de 2013 da Guiné-Conakry, propagou-se para a Libéria e a Serra Leoa e os três países concentraram mais de 99 porcento dos casos recenseados.

A epidemia do Ébola afetou no total 10 países, principalmente em África, depois a Espanha, o Reino Unido e os Estados Unidos, matando 11 mil 315 pessoas dos 28 mil 637 casos registados, segundo as cifras da OMS.

-0- PANA AK/JSG/FK/TON 15jan2016