Agência Panafricana de Notícias

UE saúda bom desenrolamento das legislativas na Etiópia

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- Os observadores da União Europeia (UE) julgaram que as eleições parlamentares na Etiópia se realizaram, domingo, na calma e sem grandes incidentes.
O chefe dos observadores da UE, Thijs Berman, declarou que a taxa de participação está elevada com mais de 60 porcento dos eleitores inscritos que cumpriram com o seu dever cívico antes do meio dia.
O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (NEBE), Merga Bekana, indicou que a sua estrutura aumentou o número de assembleias de voto em todo o país a fim de acolher, no máximo, mil eleitores em cada assembleia de voto e isto para evitar que numerosos eleitores fossem dissuadidos pelas longas bichas.
Mas várias reclamações foram feitas pelos partidos da oposição, que denunciam intimidações de que os seus candidatos e representantes nas assembleias de voto foram vítimas.
Os observadores da UE prometeram fazer, terça-feira próxima, uma avaliação do escrutínio, depois de passar em revista todo o processo eleitoral.
Grande favorito destas eleições legislativas, o primeiro-ministro etíope, Meles Zenawi, no poder, há 19 anos, disputa um quarto mandato à frente desta República de regime parlamentar.