Agência Panafricana de Notícias

UE saúda acordo para governo de união nacional no Zimbabwe

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- A União Europeia (UE) saúdou o acordo concluído no Zimbabwe para a formação de um governo de união nacional a ser dirigido pelo chefe da oposição, Morgan Tsvangirai, líder do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), soube a PANA de fonte oficial em Bruxelas, a capital belga.
Num comunicado a que a PANA teve acesso em Bruxelas, a UE precisa, entretanto, que as sanções pontuais decretadas contra o regime de Harare se mantêm.
Estas sanções, que visam mais de 200 personalidades zimbabweanas assim como empresas, foram prorrogadas para mais um ano em Janeiro último pelo Conselho Europeu dos ministros dos Negócios Estrangeiros.
Os dirigentes zimbabweanos visados pelos castigos europeus estão proibidos de viajar pela Europa onde os seus fundos bancários estão igualmente confiscados.
Na sua nota, a UE apela a todas as partes signatárias para respeitarem "honestamente" o acordo, sublinhando que "só por via de uma solução política equitativa que a situação da população zimbabweana poderá ser melhorada".
O Zimbabwe é abalado por uma epidemia de cólera que já fez mais de três mil mortos além de 60 mil pessoas afectadas.