UE satisfeita por mediação marroquina para resolver crise na Líbia
Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) saudou, quinta-feira, a iniciativa de Marrocos destinada a apoiar o processo de mediação liderado pelas Nações Unidas para resolver o conflito líbio, declarou à imprensa o seu porta-voz para os Negócios Estrangeiros, Peter Stano.
« A UE acolhe favoravelmente qualquer iniciativa que visa apoiar o processo de mediação liderado pelas Nações Unidas e fazer progredir a resolução do conflito líbio por intermédio de um processo político”, acrescentou Stano.
« A UE continuará a apoiar ativamente o povo líbio nas suas aspirações a estabelecer um país pacífico, estável e próspero”, garantiu.
Esta declaração do porta-voz da UE reitera a posição exprimida em setembro último pelo alto representante da UE para a Política Estrangeira, Josep Borrell, durante uma reunião mantida com o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Marroquinos Residentes no Estrangeiro, Nasser Bourita, lembre-se.
Borrell « saudou e encorajou esta iniciativa marroquina como uma contribuição oportuna para os esforços envidados pelas Nações Unidas para uma solução política da crise na Líbia, suscetível de garantir a coesão do país, a sua integridade territorial e a sua soberania”.
Os dois responsáveis entenderam-se sobre a necessidade « de continuar o seu diálogo e os seus respetivos esforços neste sentido num espírito de concertação aproximada, a fim de intensificar a dinâmica política em curso entre as partes líbias”.
Antes, Borrel congratulou-se, na sua conta Twitter, com a iniciativa marroquina que reúne os membros do Alto Conselho de Estado e da Câmara dos Representantes líbos, em Bouznika, notando que “o compromisso das duas delegações a favor duma solução pacífica do conflito na Líbia é encorajador”,
Uma segunda ronda de diálogo interlíbio foi organizada de 2 a 6 de outubro último, em Bouznika.
Na declaração que sancionou esta reunião realizada sob os auspícios das Nações Unidas, as delegações do Alto Conselho de Estado e da Câmara dos Representantes da Líbia anunciaram acordos globais sobre os critérios e os mecanismos para ocupar os postos de soberania, previstos pelo artigo 15 do Acordo Político líbio de Skhirat.
-0- PANA AT/IN/JSG/FK/IZ 09out2020