Agência Panafricana de Notícias

UE restabelece progressivamente cooperação com Níger

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- A Comissão Europeia vai restabelecer "progressivamente" a sua cooperação com o Níger através da melhoria da ajuda ao desenvolvimento, "em virtude do respeito do roteiro elaborado pelas autoridades da transição com vista à organização das eleições gerais até Março de 2011", indica um comunicado da referida instituição transmitida segunda-feira à imprensa em Bruxelas.
A UE suspendeu a cooperação com o Níger após o Presidente Mamadou Tandja (derrubado a em Fevereiro último), ter realizado um referendo em Agosto de 2009 para mudar a Constituição e prorrogar para mais três anos o seu mandato à frente do Estado.
Oficiais do Exército nigerino destituíram o seu regime por um golpe de Estado, a 17 de Fevereiro último, e comprometeram-se a realizar eleições legislativas, presidenciais e autárquicas antes de Março de 2011.
Segundo a nota da UE, a retomada da cooperação com o Níger será marcada pela disponibilização de créditos do 10º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), que se elevam a 458 milhões de euros para o período 2008-2013.