Agência Panafricana de Notícias

UE representa principal parceira para questões de segurança do Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A União Europeia (UE) representa a principal parceira do Burkina Faso na luta contra o terrorismo, notou o chefe da diplomacia burkinabe, Alpha Barry, num comunicado publicado esta quinta-feira.

Segundo a nota, a UE tem uma carteira de  653 biliões de francos CFA (um bilião 86 milhões 141 mil 591 dólares americanos) em curso de execução, em termos de projeto e representa "a nossa principal parceira para as questões de segurança".

A UE é igualmente a maior parceira para as questões de acompanhamento no quadro da crise que nós registamos, indicou Alpha Barry, no termo da visita de uma delegação europeia ao Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré.

Os comissários europeus  para a Gestão das Crises,  Janez Lenarčič,  e para as Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, estão no Burkina Faso no quadro de uma visita a vários projetos financiados pela UE.

"É a nossa primeira missão conjunta, aqui no Burkina Faso, e comprometemo-nos a apoiar o Burkina Faso e a região do Sahel. Nós continuaremos a apoiar o Burkina Fao, o G5 Sahel e os cidadãos desta região", declarou a comissária europeia para as Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen.

"Eu gostaria de tranquilizar-vos que a União Europeia continuará a estar ao lado do Burkina Faso. Nós estamos determinados a trabalhar em parceria com o Burkina Faso com vista à paz e ao desenvolvimento sustentável deste país", acrescentou Janez Lenarčič.

-0- PANA TNDD/JSG/FK/IZ 27fev2020