UE reitera apoio à iniciativa de paz na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - O chefe da Missão da União Europeia (UE) na Líbia, Alan Bugeja, reafirmou segunda-feira o apoio da sua organização à iniciativa do presidente do Conselho Presidencial líbio, Fayez al-Sarraj, de declarar um cessa-fogo imediato, no país.
O embaixador Bugeja foi recebido em audiência que por al-Sarraj, em Tripoli, no mesmo dia.
Na sexta-feira, 21, o líder líbio anunciou a proclamação de um cessar-fogo imediato e a cessação dos atos de guerra em todo o país.
Apelou para o levantamento do bloqueio aos locais petrolíferos e a retomada da produção e exportação de petróleo bem como o congelamento das receitas até que seja alcançado um acordo interlíbio para a distribuição dos fundos sob garantias internacionais.
Propôs eleições gerais, em março de 2021, com uma sólida base constitucional para a qual todos os líbios terão contribuído.
Num comunicado publicado segunda-feira pelo Gabinete de Informação do Conselho Presidencial, Fayez al-Sarraj diz enalteceu os esforços da UE para apoiar a transição democrática na Líbia, sublinhando o compromisso do seu Governo para com o interesse nacional face à atual situação, na Líbia.
Indicou que a iniciativa por ele proposta "necessita do apoio da União Eueopeia nas suas diversas fases, desde o cessar-fogo até às eleições parlamentares e presidenciais".
A nota refere que o encontro desta segunda-feira tratou igualmente da questão da imigração ilegal e dos meios da UE, "para apoiar a Líbia a lidar com as repercussões deste fenómeno".
-0- PANA BY/BEH/DIM/IZ 24agosto2020