Agência Panafricana de Notícias

UE reduz sanções contra Zimbabwe

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) decidiu reduzir uma vez mais as sanções visadas contra o Zimbabwe, mantendo porém as dirigidas ao Presidente Robert Mugabe e sua esposa, soube-se de fonte oficial europeia.

Segundo um comunicado do Conselho dos Estados-membros transmitido sexta-feira à imprensa em Bruxelas, as sanções visadas que abrangem os dignitários do regime estão levantadas, exceto as relativas ao Presidente Robert Mugabe e à sua esposa, cujos ativos em bancos na Europa permanecem congelados.

O comunicado acrescenta que se a governação e a situação dos direitos humanos não se deteriorarem até 1 de novembro de 2014 todas as medidas que limitam a cooperação para o desenvolvimento entre a UE e o Zimbabwe serão levantadas e o país poderá beneficiar dos recursos do 11º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED).

As sanções europeias contra o regime do Zimbabwe foram decretadas para protestar contra a reforma agrária acelerada que permitiu o confisco de terras agrícolas pertencentes a brancos para as atribuir aos antigos veteranos da ZANU-PF, o partido de Robert Mugabe.

As sanções visadas que abrangem as indústrias de defesa, bem como o embargo de armas permanecem.

-0- PANA AK/TBM/MAR/TON 21fevereiro2014